A pandemia causada pelo Coronavírus deixa uma marca na história. As vítimas crescem a cada dia e essa situação causa bastante incerteza a muitas pessoas.
Mesmo seguindo todas as indicações da Organização Mundial de Saúde (OMS), como ficar em quarentena para evitar aglomerações e contato com possíveis infectados, lavar as mãos com água e sabão, passar álcool em gel 70° INPM nas mãos e superfícies, limpar os ambientes regularmente, higienização do celular e aparelhos de uso frequente, entre outras, o medo da contaminação ainda é grande.
Ciente desse medo e dos danos que ele pode causar a saúde mental das pessoas, as prefeituras, ONG’s e instituições de diversas cidades tem feito atendimento psicológico gratuito por telefone ou vídeochamada a quem precisar. Cuidar do psicológico deixa a todos mais fortes e a entender como lidar da maneira certa com a situação de isolamento e fuga da rotina.
A seleção feita a seguir é de telefones encontrados através de matérias em jornais regionais e redes sociais de órgãos públicos.
A prefeitura de Suzano, na região metropolitana de São Paulo, oferece dois números de telefone para a população ligar caso necessite de atendimento psicológico: (11)98211-5145 ou (11)93277-0533 e o horário de funcionamento é das 8h às 16h.
A faculdade Feevale, no Rio Grande do Sul, oferece aos acadêmicos, funcionários e professores da instituição atendimento e auxilio psicológico devido à pandemia. O objetivo é ajudar na rotina de estudos à distância e em questões psicológicas. Os interessados podem agendar o atendimento pelos e-mails henriquekunert@feevale.br ou robertageremia@feevale.br. Lembrando que o atendimento é para alunos e funcionários da instituição Feevale, mas que outras universidades podem ter adotado o sistema também. Consulte a sua!
A cidade de Araraquara, no interior paulista, por decisão do Comitê de Contingência, decidiu algumas mudanças nos atendimentos de idosos, acima de 70 anos, entre eles o de assistência psicológica. Para mais informações, ligue 0800 771-7723.
Em Jaboatão dos Guararapes (PE), a população que busca apoio psicológico pode ligar no número disponibilizado pela prefeitura: (81) 99937-3569.
Para os moradores de Salvador (BA), o serviço é oferecido pela instituição Núcleo de Promoção à Saúde do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde. O telefone disponível é (71) 99652-5298 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Essa lista são apenas alguns exemplos do serviço que diversos psicólogos em todo o Brasil estão oferecendo. Para mais informações, entre em contato com a Prefeitura da sua cidade ou instituições locais.
Podemos mais juntos!